Skip links

Ortodontia

A Ortodontia é área que intervém no mau posicionamento dos dentes ou maxilares que possam afetar a função mastigatória e a oclusão da boca. Também é possível intervir no posicionamento dos dentes e maxilares por razões estéticas, contribuindo para uma linha de sorriso perfeita.

Dentes desalinhados podem dificultar a correta higiene da boca, contribuem para a o aparecimento de cáries, problemas nas mandíbulas e até rotura de dentes. Por isso, a posição dos dentes é fundamental para conseguir uma boca sã, e a Ortodontia dedica-se ao diagnóstico, prevenção e tratamentos destes problemas.

A intervenção ortodôntica inclui o estudo completo da boca através de radiografias, modelos da boca, fotografias e história clínica de cada pessoa. Depois da avaliação, é proposta a aplicação de um aparelho que corrija o(s) problema(s) identificados, sendo sempre planeada uma intervenção personalizada. Existem diversos aparelhos (e.g., removíveis, fixos ou biomecânicos), e a duração do tratamento pode oscilar entre alguns meses até 2 anos. O resultado é uma boca sã, alinhada e com as forças de mastigação bem distribuídas.
Nas consultas de Ortodontia podem ser identificados problemas que exijam a intervenção de outras especialidades da área da Saúde (e.g., terapia da fala, otorrinolaringologia ou fisioterapia), ou que necessitem de exames de diagnóstico complementares (e.g., para avaliar o estado das articulações temporomandibulares, ou ATM).